Thais Renee Modulo1 Atividade 6
372 palavras
2 páginas
THAÍS RENÈE MARTINS SILVAMÓDULO 1
ATIVIDADE 6
CONCEITO DE SAÚDE E DOENÇA
BELO HORIZONTE/MG
2013
Você é um profissional da saúde que adota determinado conceito de saúde e doença. Reflita sobre estas noções e suas opções adotadas e registre em seu Diário de Estudos.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) define a saúde como sendo o estado de completo bem-estar físico, mental e social. Atualmente este é o conceito de saúde sobre o qual é embasada todas as políticas de saúde pública. O conceito proposto amplia a noção de saúde, não vista mais apenas como ausência de doenças. A questão foi incorporada e é um dos fatores a serem trabalhados.
Contudo, o enfoque proposto é difícil de ser implantado. Alguns até questionam sobre a impossibilidade de se ter saúde mesmo a partir desse modelo, uma vez que o bem estar completo e perfeito seria inatingível, dada a incompletude do ser humano. Podemos de dizer então de uma utopia?
Conforme nos aponta SEGRE (1997, p.539) “a própria organização social e a condição mesma da existência do homem em grupos baseiam-se em uma renúncia que, ainda que assegure ao indivíduo certos benefícios, gera um constante sentimento de “mal-estar”.
Na prática clínica na Atenção Primária, é possível e necessário portanto, que tenhamos esse conceito em mente, uma vez que os comprometimentos e queixas que chegam, não estão diretamente ligados a um mal físico, de origem orgânica. Muitas das situações encontradas têm haver com a condição de vida, e histórico psicossocial do sujeito.
Sem tentar desvendar as complexidades que este conceito nos trás, esta brevíssima reflexão nos diz que certamente saúde não é apenas não estar doente e que nossas ações não podem estar atreladas apenas aos condicionantes do mal estar físico. Ampliando nosso olhar, podemos ver o quão complexa é nossa missão. Sozinhos, não daremos conta desta tarefa, uma vez que nenhum saber é suficiente para abarcá-la.
REFERÊNCIAS