a lua de joana
Ficha de leitura – 1º Período Identificação do(a) aluno(a):Joana Machado
Ano: 10 Turma: B Nº: 6
1. Dados biográficos e bibliográficos revelantes:
Maria Teresa Maia Gonzalez nasceu em Coimbra, no dia 17 de Junho de 1958.) É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Franceses e Ingleses, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, foi professora de Língua Portuguesa de 1982 a 1997, no ensino oficial e particular. Já escreveu vários livros, senso a “Lua de Joana”, o seu maior sucesso editorial, conta já com 17 edições e 250 000 exemplares vendidos.
2. Citações preferidas:
“Vou parar de escrever. Dói-me a mão o corpo, dói-me o pensamento. Dói-me a coragem que não tenho…”
“Num momento completamente louco, desvairada, passei-me da cabeça e pedi-lhe para experimentar um bocado, só para ver que efeito tinha aquilo”
“Como não havia outro caminho, comecei a subir escadas e, quando cheguei quase ao cimo, vi que estava alguém há minha espera. Era uma espécie de anjo, com um manto escuro, mas não tinha cara, só capuz, parecia o homem invisível”
3. Resumo da obra:
Este livro fala sobre uma menina chamada Joana que tinha uma melhor amiga a Rita que acabou por perder, porque Rita começou a consumir drogas e morreu com uma overdose.
A Rita era muito importante para a Joana, pois esta confiava muito na Rita. A Joana era uma jovem inteligente, com boas notas, com uma relação boa com a sua família (apesar de não ter o seu pai presente e o seu irmão Diogo não se preocupar muito com ela) mas tinha a sua avó que gostava muito dela e foi ela que depois da morte da Marta que a ajudou.
Joana andava muito triste, e arranjou uma maneira de se expressar, escrevendo cartas do seu dia-a-dia para a Marta, não escreveu uma diário porque achava que estaria a