Análise comparativa de escola estadual x escola particular
Análise comparativa entre Escolas Públicas x Escolas Privadas
Análise opinativa sobre a Teoria Marxista aplicada a Educação
Maurício Tavares – Nº 20
Pedro Pansani – Nº 23
Eduardo Padeti – Nº 8
3º PPB
Colégio Politécnico Bento Quirino
Novembro de 2013
Introdução
Neste trabalho iremos apresentar dados estatísticos que mostram a diferença de estrutura, qualidade de docentes, material didático e segurança entre as escolas de natureza pública e privadas. Também mostraremos a diferença de salário dos docentes de escola pública, que apresentam uma leve vantagem se comparado aos docentes das escolas privadas.
A discussão é antiga, e o péssimo cenário da educação no Brasil também. Hoje temos como referência de bom ensino as escolas particulares, já que as mensalidades permitem investimentos. O governo tenta elevar a qualidade da educação pública e atingir o nível de décadas atrás, porém, esboça uma leve reação.
Veja as comparações abaixo nos seguintes aspectos:
Material Didático
No ensino público, o material deve ser gratuito, o que reflete no baixo orçamento destinado pelo governo. Isso pode limitar a qualidade dos livros. Por outro lado, atualmente, a confecção de livros escolares demanda grande infraestrutura e um conselho de profissionais que selecionam o conteúdo e didática, elevando a qualidade do material. Já na escola particular os livros são selecionados pelo professor que ensinará a matéria, independentemente do custo. Isso faz com que o material seja de melhor qualidade, além de se adaptar à didática de cada educador.
Professores
O piso salarial para profissionais da educação pública no país é de R$ 950. Mas de acordo com o Pnad 2006, professores da rede pública ganham, em média, mais do que da rede particular. Melhores salários atraem melhores profissionais. Apesar disso, há mais docentes com nível superior no ensino privado, de acordo com pesquisa do
Inep. Entretanto na escola particular, apesar