Análise Comparativa de Desempenho
PostgreSQL vs. Microsoft SQL Server
Metodologia
Todos os testes comparativos foram realizados com base na metodologia AS3AP [Tur93] (ANSI SQL Standard Scalable and Portable Benchmark), desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Illinois em Chigado, Estados Unidos.
Tal metodologia destaca-se de várias outras (TPC, Wisconsin) pela maior abrangência de seus testes, comparando operações de carga de dados, criação de índices, manipulação (inserção, atualização, exclusão) de informações e consultas em situações diversas, além de, em pontos específicos da execução, provocar falhas de integridade a fim de testar os mecanismos de recuperação do sistema.
O programa utilizado para tais testes foi o OSDB (The Open Source Database Benchmark) [OSDB03] distribuído pela Internet sob licenciamento Gnu/GPL e implementado para o ambiente operacional Linux.
Foi necessária uma adaptação do programa OSDB, acrescentando a compatibilidade dos testes com o gerenciador “SQL Server” da Microsoft. Para acesso ao servidor foi utilizada uma biblioteca de funções chamada FreeTDS [TDS03] que implementa todos os mecanismos de acesso aos bancos de dados compatíveis com o padrão TDS (Tabular Data Stream).
Resultados
Os testes foram inicialmente executados em dois ambientes:
a) PostgreSQL 7.3, executado em sistema operacional Linux Red Hat 9;
b) SQL Server 2000, executado em sistema operacional Windows 2000 Server.
Os dois ambientes foram implementados no mesmo equipamento: servidor Itautec Infoserver com processador Intel Xeon 2.4GHz, 2 GBytes RAM, HD UW-SCSI 30 GBytes (particionado).
A aplicação OSDB foi executada de uma estação de trabalho configurada com processador Intel Pentium IV 2.4 GHz, 512 MBytes RAM e conectada ao servidor através de cabo de comunicação direta (cross-over) à velocidade de 100 Mbps.
O banco de dados utilizado para testes foi gerado pela própria aplicação OSDB, composto de 4 (quatro) tabelas com 100.000 (cem mil)