Análise comparativa das vendas, desempenho e possível impacto ambiental entre pilhas recarregáveis e normais
081313 FELIPE COSTA BARNABɹ, 080828 BRUNO CÉSAR P. CARVALHO¹, 081289 FABIO MASSINI¹*, 082279 MAURÍCIO DE A. TOLEDO¹, 059915 DANIEL LINS MATTOS¹
¹Curso de Graduação: Engenharia Elétrica – Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação – FEEC
*E-mail do autor correspondente: f081289@dac.unicamp.br
RESUMO: Partimos do pressuposto de que pilhas recarregáveis são mais ecológicas que as comuns por não utilizarem compostos tão tóxicos como as pilhas comuns e sua durabilidade ser muito maior devido ao fato de não precisar ser descartadas após a primeira descarga, substituindo assim o uso de centenas de pilhas comuns. Após isso coletamos dados dos principais supermercados de Barão Geraldo (Dalben e Pão-de-Açúcar) para sabermos a quantidade de pilhas comuns e recarregáveis vendidas em um período de um mês. Através da análise dos dados chegamos à conclusão de que o uso de pilhas recarregáveis ainda não é uma prática comum pela população. Observamos também que o preço das pilhas recarregáveis e dos recarregadores é superior ao das pilhas comuns o que pode justificar o consumo exacerbado das pilhas comuns por parte da população, mesmo que, em longo prazo esse investimento gere uma economia monetária imensa, além de evitar a poluição do ambiente com metais pesados como chumbo, níquel, mercúrio, cádmio.
PALAVRAS-CHAVE: Pilhas, baterias, recarregáveis, metais pesados, contaminantes .
COMPARATIVE ANALYSIS OF SALES, PERFORMANCE AND POSSIBLE ENVIRONMENTAL IMPACT BETWEEN NORMAL AND RECHARGEABLE BATTERIES
ABSTRACT: Considering at first that rechargeable batteries causes less harm to the environment due to the fact that they use much less toxic coumpounds than the regular batteries and have a longer life, avoiding in this way that batteries be thrown away after their first discharge because the rechargeable ones can be recharged and re-used hundreds of times.