Sustentabilidade na construção civil
Materiais Sustentáveis Os materiais ou produtos utilizados nas construções devem ser fabricados com responsabilidade, e quem usa tem uma parcela fundamental para dar continuidade no processo de sustentabilidade.
Alguns equipamentos possuem a necessidade de manutenção mais específica. Muitos eletrodomésticos funcionam com gases que durante e depois da vida útil precisam de cuidados, principalmente para não prejudicar a saúde e nem o meio ambiente. Muitos produtos que se intitulam verdes ou ecológicos, devem ser questionados. Deve-se ver realmente se possui alguma certificação de um órgão ou entidade responsável e confiável. Vejamos agora alguns materiais e produtos que podem ser empregados nas construções sustentáveis:
Fibras vegetais
São excelentes materiais que substituem as fibras de vidro e sintéticas. Possuem características físicas e mecânicas, em alguns casos muito melhores do que as não naturais, principalmente quando incorporadas com compostos plásticos. Feitas a base de uma série de plantas e vegetais como a juta, o sisal, o coco, a cana-de-açúcar, algodão, rami entre outras, é utilizada para confecção de uma ampla gama de produtos. Pode ser misturada ao concreto para agregar maior resistência, serem usadas para fazer telhas, tapumes, revestimentos acústicos e térmicos, painéis, tecidos, tapetes e carpetes.
Óleos vegetais
Bastante usados em produtos alimentícios, farmacêuticos e atualmente vinculados ao setor energético na produção de biocombustíveis, os óleos vegetais também são utilizados em vários produtos aplicados na construção civil. Hoje existem tintas, vernizes, impermeabilizantes e solventes à base desses óleos, que descartam o uso de produtos químicos prejudiciais à saúde. São derivadas de inúmeros tipos de vegetais e sementes como girassol, mamona, soja, dendê, cânhamo, milho, palma, amendoim entre muitas outras.
Solo Cimento
Muito útil em meios rurais