Sustentabilidade na Construção Civil
Camila Ricci Ayres (1) Marcele Salles Martins (2)
(1) Faculdade Meridional Passo Fundo, Brasil. E-mail: arq.camila@hotmail.com
(2) Faculdade Meridional Passo Fundo, Brasil. E-mail: marcelemartins@imed.edu.br
Resumo: Este artigo tem como objetivo fazer uma breve análise referente aos impactos social, ambiental e econômico da construção civil, uma vez que este é considerado um dos setores mais aquecidos e em constante crescimento no mundo, o qual possui uma complexa cadeia produtiva e heterogênea. É ainda um dos maiores geradores de resíduos, chegando a ser superior ao lixo urbano doméstico produzido.
Abordará a aplicação dos métodos sustentáveis na construção civil e suas dificuldades. Os custosbenefícios que isso traz aos seus empreendedores e investidores, bem como aos seus usuários, considerando este retorno num longo prazo.
Ainda, o fato de ser o setor responsável pelo consumo de cerca de 50% dos recursos naturais do planeta, a maioria recursos não renováveis, o que comprova a máxima importância e necessidade de que se aplique na construção civil métodos sustentáveis, que já devem ter início na fase dos projetos.
Enfim, será possível perceber que a sustentabilidade é compromisso de todos, e que na construção civil ela deve estar inserida em todas suas etapas, responsabilizando desde os profissionais envolvidos até o usuário final do empreendimento. E por fim afirma que o maior benefício está conscientização das pessoas e principalmente na preservação do meio ambiente.
Palavras-chave: métodos sustentáveis; impacto ambiental, social e econômico; cadeia produtiva da construção. Abstract: This article has the goal to present a brief analysis over economic, social and environmental impacts of building construction, since this is considered one of the most active areas and in constant growth in the world, that has a complex and heterogeneous productive chain. It is also one of the greatest