Sustentabilidade na Construção Civil
1. Introdução
Um dos temas mais abordados e contextualizados atualmente é a construção civil sustentável. Sabe-se com o grande avanço da construção civil no Brasil, geram-se cada vez mais resíduos, e muitas vezes esses resíduos não eram encaminhados corretamente para uma reciclagem adequada.
Com o avanço da construção, o termo sustentabilidade ganhou muito espaço nas obras. Certificações e empresas de qualificação foram criadas para garantir a importância de se ajudar o planeta. Certificação como LEED (Leadership in Energy and Environment Design) e a AQUA (Alta Qualidade Ambiental) garantem qualificações para as edificações mais sustentáveis. Empresas e grupos como GBC Brasil (Green Building Council) e CTE (Centro de Tecnologia de Edificações) auxiliam e ajudam a garantir que cada vez mais as edificações se tornem sustentáveis.
A obra sustentável deve aproveitar os recursos naturais (como por exemplo, iluminação natural), racionalizar e reaproveitar o uso de energia, prover tecnologias que permitam redução no consumo d’água (exemplo, aproveitamento da água de chuva), reciclagem correta dos resíduos de uso dos proprietários e criar ambientes saudáveis, garantindo um conforto térmico e acústico.
Justamente com o intuito de ajudar a sustentabilidade, a ABNT NBR 15575:2013, recém-revista, trouxe aspectos que ajudam como um maior aproveitamento da iluminação natural e sugestões de uso de materiais reaproveitados e certificados que ajudam no conforto térmico e acústico do ambiente.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA DE NANYANG EM SINGAPURA, UNS DOS EXEMPLOS DO CONCEITO DE SUSTENTABILIDADE. FONTE: O ECOTELHADO DA ESCOLA DE ARTE DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA DE NANYANG É UM EXEMPLO ÚNICO DA ARQUITETURA CONTEMPORÂNEA. VITO DI BARI.COM. HTTP://VITODIBARI.COM/PT/ECOTELHADO-DA-ESCOLA-DE-ARTE-DA-UNIVERSIDADE-TECNOLGICA-DE-NANYANG-UM-EXEMPLO-NICO-DA-ARQUITETURA-CONTEMPORNEA.HTML
Mas o principal intuito do termo sustentabilidade, não é a busca de certificações,