BRIOFITAS
O Reino Plantae, Metaphyta ou Vegetabilia2 (Vegetal) é um dos maiores grupos de seres vivos na Terra (com cerca de 400.000espécies conhecidas, incluindo uma grande variedade de ervas, árvores, arbustos, plantas microscópicas, etc). São, em geral, organismos autotróficos cujas células incluem um ou mais organelos especializados na produção de material orgânico a partir de material inorgânico e da energia solar, os cloroplastos.
Funções e ultilidades
Os vegetais são seres vivos de extensa importância para a sobrevivência do nosso planeta.
S ão a base da pirâmide alimentar por isso são denominados produtores. Além de produzirem a glicose através da fotossíntese são responsáveis pelo teor de oxigênio e gás carbônico.
Também são fonte direta de alimento (folhas,raízes,frutos,sementes,caules) para o homem; são fontes de princípios ativos para medicamentos e tem importância econômica em diversos segmentos da indústria (madeira,fibras,etc). Em linhas gerais é isso aí.
CLASSIFICAÇÃO DOS VEGETAIS
Existem vários sistemas de classificação dos vegetais.
O estudo das algas chama-se ficologia ou algalogia. As algas verdes são plantas uni ou multicelulares, com clorofila a e b e vários pigmentos carotenóides. Algumas algas pardas, possuem clorofila a e c e funcunantina, responsável pela coloração amarronzada.
Briophytas:
As Briophytas caracterizam-se pela alternância de gerações ou a existência de duas ou mais formas alternantes no ciclo vital das plantas onde em uma fase a planta produz gametas masculinos (Anterozóides) e gametas femininos (Oosferas). Da união, surge o zigoto, que cresce sobre a planta feminina formando o embrião. Este se desenvolve formando a fase assexuada formadora de esporos que caem no chão úmido formando um musgo verde (Gametófito). As briófitas dependem da água para se reproduzir pois os anterozóides dependem dela para alcançar a oosfera. Abrange três classes: Hepáticas, Musgos e antocerotáceas. Acredita-se que na passagem