Briófitas
Essa Divisão compreende vegetais terrestres com morfologia bastante simples, conhecidos popularmente como "musgos" ou "hepáticas".
OBS: bryon (grego)-musgo; e phyton (grego)-planta.
- Possuem clorofila a e b;
- Possuem amido como polissacarídeo de reserva;
- As células possuem parede (composta por celulose);
- Presença de cutícula;
- Ciclo de vida diplobionte heteromórfico, esporófito parcial ou completamente dependente do gametófito;
- Reprodução oogâmica;
- Esporófito não ramificado, com um único esporângio terminal;
- Gametângio e esporângios envolvidos por camada de células estéreis.
As briófitas são características de ambientes terrestre úmidos, embora algumas apresentem adaptações que permitem a ocupação dos mais variados tipos de ambientes, resistindo tanto à imersão, em ambientes totalmente aquáticos, como a desidratação quando atuam como sucessores primários na colonização, por exemplo de rochas nuas ou mesmo ao congelamento em regiões polares.
Apresenta-se entretanto sempre dependentes da água, ao menos para o deslocamento do anterozóide flagelado até a oosfera. Esta Divisão não possui representantes marinhos.
As briófitas sã diplobiontes, apresentando alternância de gerações heteromórfica entre gametófito ramificado, fotossintetizante e independente e esporófito não ramificado e ao menos parcialmente dependente do gametófito.
A partir da meiose ocorrida em estruturas especiais do esporófito surgem os esporos que ao germinarem originam os gametófitos. Os esporos podem originar diretamente a planta que produzirá as estruturas reprodutivas, normalmente ereta ou originar primeiro um fase filamentosa, com filamento unisseriado, ramificado, com paredes