Empreendedor como opção de carreira
O candidato a empreendedor com pouca experiência em negócios, tem outros métodos de poder empreender e iniciar um novo negócio pode optar por comprar um negócio já existente.
O processo de comprar algo pronto não difere muito de desenvolver um novo negócio, pois o candidato para ter sucesso precisa ter características como pré- disposição e criatividade, além de conhecer os negócios e o estilo de vida de seus empreendedores.
Há algumas vantagens de comprar um negócio existente pelo candidato a empreendedor, e são as seguintes:
Reduz o risco de desenvolver um novo negócio: Ao comprar um novo negócio, o candidato o recebe em operação, com empregados, local e rotinas de trabalho estabelecidas, uma carteira de cliente e de fornecedores.
Elimina a ansiedade e a insegurança do plano do novo negócio não dar certo: O candidato a empreendedor, ao comprar um negócio, sabe desde o primeiro dia, qual vai ser a receita, os custos e a rentabilidade do negócio.
Há outras vantagens, como: maior facilidade de conseguir financiamento e ser a única forma de conseguir o negócio.
Ao analisar a compra de um negócio, a primeira coisa que o candidato a empreendedor deve fazer é procurar entender o motivo de venda. Um vendedor que precisa vender, geralmente, é mais flexível no preço e nas condições de financiamento, além de ser mais “acomodador” nas condições do contrato de compra e venda.
Há algumas razões que levam um empreendedor a vender seu negócio:
Morte ou saída de um sócio crítico: Muitos negócios são formados por sociedades, em que os sócios se complementam na operação. Quando, por alguma razão, um sócio crítico para o sucesso falta ou sai da sociedade, os outros sócios geralmente são forçados a vender.
Briga entre sócios: Quando há um desentendimento entre os sócios e alguns deles não conseguem comprar a participação dos outros, a solução acaba sendo a venda do negócio.
Há