Projeto familia
FAMÍLIA NA ESCOLA
JUSTIFICATIVA
-Pela necessidade de estarmos estreitando laços entre escola, e aqueles que dela participam direta ou indiretamente, a família, uma vez que muitas decisões dentro do espaço escolar precisam ser compartilhadas com todos, e diante da necessidade que temos de educar e preparar as crianças para a vida social.
Sendo que o Projeto Político Pedagógico foi elaborado, colocado nesta ideia e será complementado.
SITUAÇÃO PROBLEMA
-Baixo rendimento escolar;
- Competência em leitura e escrita;
-Alto índice de indisciplina;
-Problemas emocionais.
PÚBLICO ALVO
- Alunos das séries do Ensino Fundamental I, respectivas famílias e comunidade.
OBJETIVOS
- Aprimorar o processo de ensino aprendizagem;
-Promover a colaboração entre a escola nos termos do compromisso estabelecido entre as duas pela LDB;
-Ampliar as políticas participativas e colaborativas entre a comunidade escolar e comunidade local;
- Incentivar o aluno a permanecer na escola tendo a educação como instrumento para a melhoria das condições de vida na sociedade contemporânea;
-Despertar no aluno o interesse pela leitura. Expandir os tempos e espaço pedagógico.
EMBASAMENTO TEÓRICO – A família possui papel primordial na constituição dos valores que serão incorporados pela criança. Trazer a família à escola os conceitos formulados pela criança.
Em 2013 o Plano de Trabalho da escola envolve atividades como ênfase na integração das famílias na escola, com o objetivo de aproximar os pais dos princípios desenvolvidos na escola, como: aprender e gostar de aprender; socializar ideias e argumentar sobre elas; compromisso, responsabilidade, organização e reflexão.
Consta na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), as escolas tem a obrigação de se articular com as famílias e os pais têm direito a ter ciência do processo pedagógico, bem como de participar da definição das propostas