Febre amarela
Febre amarela – prevenção, sintomas e tratamento
A febre amarela é uma doença típica de áreas subdesenvolvidas, como África, América do Sul e Central, transmitida por mosquitos principalmente em áreas silvestres. Uma pessoa não transmite febre amarela diretamente para outra.
Recentemente, uma epidemia de febre amarela atingiu principalmente a região Centro-Oeste do Brasil, mas logo foi combatida.
Prevenção da febre amarela
A melhor forma de se prevenir da doença é através da vacina contra a febre amarela. Ela é extremamente eficaz e deixa o paciente imune por um longo tempo. O combate ao mosquito transmissor também é importante.
O nome técnico da vacina é 17DD e ela é feita com o próprio vírus da doença para que o corpo “aprenda” a se defender dela. Ela é produzida no Rio de Janeiro e é aplicada no braço do paciente. Geralmente, em menos de uma semana a imunidade já é garantida.
A vacina pode ser tomada a partir dos nove meses de idade. A vacina está disponível na rede pública e é gratuita. Se quiser mais informações, pesquise pelo posto de saúde mais próximo de você. A vacina deve ser aplicada pelo menos dez dias antes de qualquer viagem para área de risco.
A vacina geralmente produz poucos efeitos colaterais. Em torno de 5% das pessoas vacinas podem apresentar sintomas como dor de cabeça e dor muscular e relações na pele onde o medicamento foi introduzido. Esse quadro costuma ser bem raro.
Sintomas da febre amarela
Os sintomas da febre amarela são os mesmos da dengue, da malária e da leptospirose. Portanto, é importante procurar logo um médico para que a doença seja diagnosticada. Febre alta, dores de cabeça, muscular, nas articulações e abdominal, enjôos, vômitos, indisposição, cansaço, e manchas vermelhas na pele.
Tratamento da febre amarela
A febre amarela não tem tratamento específico. As pessoas com suspeita da doença devem ser internadas para tratamento de suporte, que é