febre amarela
Aedes Aegypti transmissor da febre amarela e dengue.
A febre amarela é uma doença viral de curta duração, transmitida por mosquitos contaminados por um flavivírus, para a qual está disponível uma vacina altamente eficaz. Ele transmite o vírus de 9 a 12 dias após ter picado uma pessoa infectada. Provoca febre e, nos casos graves, complicações hepáticas e renais que podem ser fatais.
Há dois tipos diferentes de febre amarela: a urbana e a silvestre. Ambas apresentam praticamente os mesmos sintomas e são transmitidas pela picada de mosquitos.
1. O transmissor da forma silvestre é o mosquito Haemagogus, que adquiriu o vírus de um macaco infectado e transmitiu-o ao homem: ciclo macaco - mosquito - homem. Na verdade, é uma doença de animais que ataca o homem. No Brasil, ainda ocorre em algumas regiões. Para que o mosquito se torne transmissor da doença é preciso que tenha picado um animal portador do vírus.
2. A forma urbana, praticamente erradicada do Brasil, é transmitida pelo Aedes aegypti que se infectou com o vírus ao picar uma pessoa portadora da doença: ciclo homem - mosquito - homem.
Sintomas
Os sintomas da febre amarela, geralmente aparecem entre 3 e 6 dias após a picada de um mosquito infectado. As manifestações iniciais são febre alta de início súbito, sensação de mal estar, dor de cabeça, dor muscular cansaço e calafrios. Em algumas horas podem surgir náuseas, vômitos e, eventualmente, diarréia. Após três ou quatro dias, a maioria dos doentes (85%) recupera-se completamente e fica permanentemente imunizado contra a doença.
Apenas dez ou vinte por cento dos infectados evoluem para formas graves. Em geral, um ou dois dias após um período que a pessoa parece melhorar(que pode não existir). A febre reaparece e a pessoa, então passa a apresenta dor abdominal, diarréia e vômitos. Os vômitos e as fezes podem ser hemorrágicos ("negros"). Surgem icterícia (olhos amarelados, semelhante à hepatite) e manifestações hemorrágicas