equilíbrio químico
Resposta: denomina-se insaturada, a solução que está solubilizada e pode-se adicionar mais soluto sem que o coeficiente de solubilidade seja ultrapassado. Solução saturada é a que possui a quantidade de soluto e o solvente no limite do coeficiente de solubilidade. Se for adicionado soluto, forma-se corpo de fundo e se for retirado soluto, a solução torna-se insaturada. Em algumas condições específicas de energia cinética, pressão e temperatura , pode-se reproduzir uma solução super-saturada, a qual tem concentração de soluto maior do que o coeficiente solubiliza.
2- Por que a solubilidade da maioria das substancias sólidas aumenta com a temperatura?
Resposta: a solubilidade está ligada ao grau de interação entre as moléculas do soluto e do solvente. Como toda ligação está obrigatoriamente sujeita a uma alteração de energia interna, usa-se o sinal da entalpia para denominar uma dissolução endotérmica ou exotérmica. As dissoluções endotérmicas terão maior solubilidade com o aumento da temperatura.
Introdução
A solubilidade de uma substância em um determinado solvente depende, entre outros fatores, da temperatura. Logicamente que a natureza dos componentes que formarão uma solução, o soluto e o solvente, também interfere diretamente no quadro. Um exemplo claro disto é a questão que envolve os sais. A maioria dos sais de grande importância econômica são formados naturalmente por evaporações de soluções de sais formadas ao longo do tempo por processos geológicos.
A solubilidade de um sólido em um solvente depende de fatores como concentração, pressão e temperatura. Na maioria das soluções, o aumento de temperatura promove maior solubilidade, pois esses solutos precisam absorver energia para que suas moléculas e íons se dispersem pelo solvente.
Quando uma solução não está concentrada, ou a quantidade de solvente é maior do que se precisa para dissolver o soluto, está solução é insaturada e