Estudo de caso respostas - Plano de ação ergonômica no trabalho de Kátia
1 - O balcão de atendimento é muito baixo para a sua estatura;
RESP: Realizar a verificação da estatura média de todos os colaboradores, para enfim, tomar uma decisão que melhore as condições de trabalho. Caso o balcão atual não atenda ou não de para ajusta-lo é preciso troca-lo por outro balcão, e ainda colocar suportes para descanso de punho, descanso dos pés entre outros que visem a melhorar o local de trabalho.
2 - O computador muito útil, mas cria um monte de problemas, pois a interface do programa não é amigável e se confunde com o plano de fundo da tela;
RESP: Trocar o plano de fundo do computador, treinar os colaboradores para que possam usar o programa com mais conhecimento e confiança.
3 - O software utilizado é confuso e gera erros: “se todas as funcionárias erram, tem algo errado com o software”;
RESP: Pesquisar com os colaboradores que utilizam o software qual a principal reclamação, verificar se os erros se repetem, caso os erros sejam por falta de conhecimento/ treinamento, será preciso contratar um profissional para treinar os colaboradores para que todos possam usar corretamente o software. Entretanto, se durante a pesquisa de erros for diagnosticado que o software não atende os requisitos da empresa é preciso substitui-lo imediatamente, já que está causando prejuízos.
4 - A cadeira que ela utiliza não permite a regulagem;
RESP: Providenciar a troca imediata da cadeira por outra com regulagem, encosto dos braços e costas, que atenda a NBR 13962:2006, até porque está cadeira também é usada em outro turno e o colaborador pode ter altura diferente de Katia, com isso ambos terão melhor ambiente de trabalho.
5- A mesa para o computador não dá suporte para escrever e não há espaço para o teclado e o mouse;
RESP: Mesmo caso da cadeira deve ser substituída por uma mesa maior com local para mouse e teclado, pensando ergonomicamente algumas melhorias também devem ser adicionadas junto