Análise audiovisual da Obra - Back to the Future
Apresentação da obra
O filme que escolhi para a análise cinematográfica tem o nome de Back to the Future, ou em Portugal, Regresso ao Futuro. Este filme norte-americano estreou na década de 80 do século passado, mais concretamente em 1985, sendo dos maiores sucessos na altura. Foi realizado por Robert Zemeckis e escrito pelo mesmo e por Bob Dale. Esta pelicula é também passada no ano de 1985 e conta a história de Marty McFly (Michael J. Fox), um jovem que, de forma acidental, volta no tempo para o ano de 1955 onde conhece os seus futuros pais ainda jovens. Eventualmente a sua mãe acaba por se apaixonar por ele, o que leva a que ele tenha de ajudar o seu pai a reconquista-la, com o perigo de, caso este não consiga fazer, Marty poder nunca chegar sequer a existir. Ao mesmo tempo, o jovem Marty tem de convencer o Doutor Emmet Brown (Christopher Loyd), o cientista responsável por o ter feito voltar no tempo em 1985, a voltar à sua época original.
Na altura do seu lançamento, Back to the Future foi o maior sucesso do ano, conseguindo aproximadamente 310 milhões de Euros de receita de bilheteira em todo o mundo. Além disso, foi um sucesso de crítica tanto a nível nacional como internacional e nos últimos tempos tem sido escolhido por várias e diferentes publicações de renome como um dos melhores filmes de todos os tempos. É considerado um grande marco do cinema.
Depois dele, no ano de 1989 e 1990, foram lançadas duas sequelas com histórias diferentes mas com os mesmos personagens. Devido ao seu sucesso, o filme conseguiu ainda uma série de desenhos animados, uma gama de brinquedos e vários jogos eletrônicos, sendo o último deles lançado em 2011. A banda McFly chamou-se assim em honra a Marty McFly, o protagonista do filme. Também o DeLorean que o personagem usa para viajar no tempo ainda hoje se encontra em exibição nos estúdios da Universal Studios.
O impacto da obra em mim
Lembro-me de ver este filme