Análise ambiental do ambiente externo de uma organização
“ Se conhecemos o inimigo ( ambiente externo ) e a nós mesmos ( ambiente interno ), não precisamos temer o resultado de uma centena de combates. Se nos conhecemos, mas não ao inimigo, para cada vitória sofreremos uma derrota.Se não nos conhecemos nem ao inimigo, sucumbiremos em todas as batalhas”. Sun Tzu
A análise do ambiente externo (macro e microambiente) de uma Organização/Empresa é o método de reconhecimento de oportunidades, ameaças (macroambiente), forças e fraquezas (microambiente) que atingem a organização no cumprimento da sua missão.
O Ambiente de Marketing – Criar oportunidades de Mercado e Entender o Ambiente de Negócios
De acordo com a ilustração da Fig.01 verificamos a interação da organização/empresa com o ambiente externo (macroambiente e microambiente).
Fig.01 (Fonte: Gestão Mercadológica 2009 - Prime)
Os Componentes do Ambiente
Fig.02 (Fonte: Planejamento _estratégico.pdf)
A Fig.02 apresenta quais são os componentes de um ambiente classificando em Ambiente Geral ou Macroambiente ou Ambiente Externo; Ambiente Operacional ou Microambiente, ou Ambiente - tarefa ou Ambiente Próximo e Ambiente Interno.
O Microambiente e suas Variáveis
O microambiente resumisse nos sistemas próximos a empresa e que implicam imediata e especificamente na administração, atingindo forte e permanentemente a sua habilidade de servir seus clientes.
Suas principais variáveis são:
A empresa
Alta administração, setor financeiro, P&D, departamento de compras, produção, contabilidade.
Fornecedores
Visão do ambiente como fornecedor de recursos.
Canais ou intermediários
Revendedores, distribuição física (estoque, armazenagem, transporte, logística), intermediários financeiros (bancos, financeiras e seguradoras), agência de serviços (pesquisa, propaganda, consultoria).
Mercado de clientes
Mercados consumidores, industriais, revendedores, governamentais e