Antropologia
É o estudo do homem como ser BIOLÓGICO, SOCIAL E CULTURAL.
É uma forma de conhecimento sobre a diversidade cultural através dos estudos de nossos antepassados para entendermos quem somos e de onde viemos.
ÁREAS: FISICA ou BIOLÓGICA: Aspectos genéticos e biológicos do homem.
SOCIAL: Organização social e política, parentescos e instituições sociais.
CULTURAL: Sistemas simbólicos, religião, comportamento e etc. Estuda o comportamento dos grupos humanos.
ARQUEOLOGIA: Condições de existência em grupos humanos desaparecidos.
ANTROPOLOGIA CULTURAL E BIOLÓGICA: Se concentram em dois grupos:
ARQUEOLOGIA: Escavações a procura de matérias e utensílios usados por nossos antepassados, que podem ser datados ou escritos. Estuda a cultura material.
ANTROPOLOGIA APLICADA: Com base nas pesquisas realizadas pelos antropólogos, assessora instituições e implementação politicas para grupos específicos de população.
SIGNIFICADO DA PALAVRA CULTURA PARA A ANTROPOLOGIA: Não se trata apenas do significado que é normalmente entendido. Os antropólogos a utilizam para entender tudo aquilo que o homem faz , pois cultura é forma de vida de grupos de pessoas, uma configuração do comportamento aprendido, aquilo que é passado de geração a geração mediante a língua falada e as simples imitações.
ANTROPOLOGIA FORENSE: É uma ramificação da Antropologia. É a área científica que estuda as ossadas. Resulta da aplicação de conhecimentos sobre a antropologia ás questões do direito no que se diz respeito á identificação dos restos cadavéricos. Através dos ossos, pode-se obter dados sobre sexo, idade, estatura do falecido, e alguns outros detalhes sobre a vida que a pessoa teve ( hábitos alimentares, algumas doenças, lesões, etc).