Antropologia
A palavra antropologia significa o estudo do homem, e como ciência da humanidade, ela se preocupa em conhecer cientificamente o ser humano em sua totalidade, o que lhe confere um tríplice aspecto:
a) Ciência Social: propõem conhecer o homem enquanto elemento integrante de grupos organizados. b) Ciência Humana: volta-se especificadamente para o homem como um todo: sua história, suas crenças, sua filosofia, usos e costumes, linguagem e etc. c) Ciência Natural: interessa-se pelo conhecimento psicossomático do homem e sua evolução.
A antropologia é uma ciência integradora que estuda o homem no âmbito da sociedade e da cultura a que pertence, combinando perspectivas das ciências naturais, sociais e humanas. Por outras palavras, esta ciência estuda a origem e o desenvolvimento da variabilidade humana e dos modos de comportamento sociais através do tempo e espaço.
Podemos entender o conceito de Antropologia como uma Ciência, reflexão, teoria filosófica, sobre a humanidade e sua cultura, tendo como objetivo o estudo completo sobre o homem que é centro de suas preocupações, buscando questionar sua totalidade, como ser biológico pensante e participante da sociedade, como sua origem, corpo humano, diferenças físicas, surgimento, etnias, raça, religião, alimentação, comportamento, desenvolvimento e sua perpetuação, sua função como criador de cultura e fazedor de história, para tentar chegar a compreensão da existência humana. O termo Antropologia é de origem grega e é a junção de anthropos (“homem” ou “humano”) e de logos (“conhecimento”).
DESENVOLVIMENTO
A antropologia cultural, é uma das quatro áreas da antropologia geral (four-field-approach), junto com a antropologia física (também conhecida como antropologia biológica), a arqueologia e a linguística. Tem por objetivo o estudo do homem e das sociedades humanas na sua vertente cultural.
A criação desta disciplina reflete em parte uma reação contra a noção antiga de oposição entre