Intolerância a lactose
RELATÓRIO DE EXPERIMENTO 01
“ELETROQUÍMICA: Reações de Oxi-redução e Oxidação da palha de aço”
PETROLINA – PE
ABRIL. 2013.
1. APRESENTAÇÃO Este relatório descreve as atividades desenvolvidas pelas alunas Alyne Ramos, Emanuella Rego, Iraneide Ribeiro, Lívia Alencar e Thaise Valéria, alunas do curso de Licenciatura Plena em Química ,Físico-química III, durante o 1o semestre/2013.
Serão descritos os objetivos, a parte experimental, os resultados, os cálculos, a discussão e as conclusões referentes ao experimento intitulado “ELETROQUÍMICA: Reações de Oxi-redução e Oxidação da palha de aço”.
Petrolina, 26 de Abrilde 2013.
2. INTRODUÇÃO TEÓRICA
Quando numa reação química ocorre transferência de elétrons, a ela dá-se o nome de reação de oxidação-redução, reação de oxido-redução ou simplesmente de reação redox.
O processo de oxidação envolve a perdade elétrons por parte de uma substancia, enquanto quea redução envolve um ganho de elétrons para a espécie química em consideração. Esta perda ou ganho de elétrons para a espécie química em consideração. Esta perda ou ganho de elétrons, formalmente, é indicada pela variação do numero de oxidação das varias espécies envolvidas na reação considerada.
Para melhor esclarecimento, considerem-se os processos abaixo:
a) Zn0 + Cu2+ Zn2+ + Cu0, o numero de oxidação do zinco varia de 0 para +2; o numero de oxidação do íon cobre variou de +2 para 0. Este é o caso em que íons “simples” estão envolvidos.
Em qualquer reação de oxido-redução, o numero de elétrons perdidos pela espécie química que sofre oxidação deve ser igual ao numero de elétrons ganhos pela espécie que sofre redução, de moo a se manter a neutralidade de carga do meio.
Agentes oxidantes: reduzem-se; retiram