antropologia
Disciplina: Diversidade Étnico Cultural
Tutor: Daniela Oliveira
Aluno(a):Neuza Costa Mendes
Data de entrega: 13/09/21015
A antropologia é o estudo do homem e sociedades, ela foi constituída a partir de questões básicas, como um estudo de investigação, a mesma foi reconhecida como ciência, por ser de fundamental importância para estudar causas, valores e as diversidades humanas.
Assim se formarem quatro grupos teóricos, para responder a estas questões básicas.
Evolucionismo - criado ao longo dos séculos XVIII e XIX, foi importante como instrumento de dominação dos imperialistas europeus, sobre outros povos, voltando se a uma hierarquia de cultural europeia padrão de povos invadidos/dominados, como os asiáticos e os africanos, em níveis inferiores divididos em estágios como a:
Selvageria dos povos primitivos, barbárie dos povos intermediários, e civilização como estagio mais alto e mais avançado onde estaria a sociedade burguesa europeia ocidental. Comparações feiras através da religião, política e parentesco. Costumes diferentes dos europeus eram considerados um atraso. Difusionismo - explicação do desenvolvimento cultural, de um sistema para outro.
Funcionalismo - inovação no campo de interpretação antropológica, focava não nas origens históricas, mas sim no seu contexto.
Estruturalismo - é a teoria mais recente, desenvolveu se paralelamente ao Funcionalismo, e adotou posições próprias, sempre de natureza subjetiva.
Todas essas teorias foram importantes para o desenvolvimento dos povos da terra, sendo elas obras de vários pensadores que, pesquisaram para explicar o comportamento humano, a cultura acabou contribuindo para a antropologia.
Destacamos alguns teóricos conhecidos por seus estudos: Edward Bernett Tylor (1832-1917) considerado o pai do conceito moderno.
Wilian James Perry, primeiro teórico, e Grafton e Eliot Smith.
Devemos também questionar cada teoria e entender como iniciou cada uma delas, embora tenham seguido uma sequencia é