Question rio de Qu mica
1. Dispersão, na Química, é qualquer disseminação de uma substância ao longo de todo o volume de outra substância.
Uma dispersão é formada pela combinação de um dispergente com um disperso (soluto ou disseminado).
2. Os coloides são misturas em que as partículas dispersas apresentam um diâmetro na faixa de 1 e 1000 nanômetros, podendo se apresentar sob a forma de moléculas (coloides moleculares), átomos (coloides micelares) ou íons (coloides iônicos). Esse tipo de sistema é formado por um disperso, que é a substância presente em menor quantidade, e umdispersante, presente em maior quantidade. 3. Suspensão é um tipo de mistura formada por duas ou mais fases (mistura heterogênea). Existe a fase externa que normalmente é um líquido ou semissólido e a fase interno formado por partículas sólidas insolúveis.
4. Partes por bilião (PPB) são formas particulares de exprimir fracção mássica e fracção volúmica usadas, em geral, quando estas grandezas adimensionais apresentam valores muito baixos, e partes por bilião (PPB) representa uma parte de soluto por um bilião (1012) de partes de solução.
5. Partes por milhão (PPM) indica a quantidade, em gramas, de soluto presente em 1000000 gramas da solução. É uma grandeza que serve para relacionar a massa do soluto com a de soluções que estão muito diluídas. Nesses casos, a massa do solvente é praticamente igual à da solução. Partes por milhão (PPM) e partes por milhão (PPM) representa uma parte de soluto por um milhão (106) de partes de solução.
6. Ao adicionarmos um soluto não volátil a um solvente puro, sem alterarmos sua temperatura, notaremos que haverá um abaixamento da pressão de vapor do solvente. Ao estudo desse fenômeno é dado o nome deTonoscopia ou Tonometria. Por exemplo, quando se adiciona açúcar à água, a pressão de vapor da água diminui. Tonometria ou Tonoscopia. A tonometria estuda o abaixamento da pressão máxima de vapor de um solvente por adição de um soluto não-volátil.