Antropologia
Antonio Carlos / Auricélio Oliveira
01 – O objeto da antropologia é o estudo do outro, do homem, de sua cultura e costumes, sempre buscando um retorno reflexivo. O método de trabalho da antropologia é conhecido como ‘trabalho de campo’, que consistia em estudar relatos das viagens e descrever os diferentes modos de vidas.
02- É importante estudar a antropologia porque ela nos faz compreender o outro, e que toda e qualquer cultura é coerente em si mesma. Aprendemos que nossa sociedade e cultura não são únicas, nem as mais verdadeiras.
03 – Não existe a possibilidade da morte da antropologia, porque o que sempre a caracterizou foi uma relação específica com seu objeto, isto é, estudar os objetos de fora. Podemos então concluir que, sempre haverá outros que despertem em nós uma curiosidade e o estranhamento, assim a antropologia não desaparece, apenas muda.
05 – A Escola do Evolucionismo buscava uma explicação que abrangesse toda a humanidade, e parte da ideia de que os povos com culturas diferentes, afastadas das instituições capitalistas, estão atrasados, ou seja, menos evoluídos. Para eles, a cultura está fixada em uma espécie de linha do tempo, sendo que alguns povos estão nos pontos primitivos dessa linha, enquanto outros estão mais avançados, ou seja, mais evoluídos. Classificou a humanidade em selvageria, barbárie, até chegar à civilização.
O culturalismo nasceu nos Estados Unidos. Com base na observação das sociedades arcaicas, os culturalistas destacam a influência preponderante da cultura na personalidade dos indivíduos. O estudo do culturalismo na Antropologia é feito a partir da diversidade cultural dos povos e culturas, de seu modo de ver a vida. O Culturalismo atribui à cultura o papel determinante no desenvolvimento do carácter e da personalidade, e na organização das condutas e dos fenómenos sociais.
06 – Que de alguma forma, é possível alcançar uma explicação histórica, filosófica e científica, usando