Antropologia
O autor cita os chineses, os britânicos, os havaianos e os moradores do NO americano.
2. Como se relacionam?
A forma de ligação entre essas culturas se dá através das relações comerciais.
3. Que linguagem falam?
A linguagem que é universal neste texto é a linguagem comercial, uma vez que diferentes nações, cada uma com sua língua própria, acabam se entendendo através das relações comerciais e seus tratados.
4. Como são traduzidos e interpretados os seus discursos (uns pelos outros)?
A abordagem de Marshall Sahlins é através das relações capitalistas e os momentos que são tendenciosas à ao sistema de troca, em que alguns grupos tiveram demarcar as mercadorias que traziam valor local de prestígio. A situação entre a China e a Grã-Bretanha é o que explica isso, quando desde cedo os chineses demonstraram desdém para com os produtos britânicos. Entretanto, conforme o contato foi acontecendo, os produtos ganharam seu espaço na China, mesmo que não da forma e importância que eram tratados para os britânicos.
5. Faça uma análise das seguintes afirmações: 5.1.MS recorre à morte do missionário como uma metáfora para discutir a tese antropológica que explora “a expansão global do capitalismo ocidental, ou o chamado Sistema Mundial”, enfatizando que este sistema: i) não fez dos povos colonizados (periféricos?) objetos passivos, mas co-autores de sua própria história; ii) não transformou a cultura desses povos em “bens adulterados”, através das relações econômicas tributárias; iii) não simplificou as ações desses povos, reduzindo-as a atos intempestivos de resistência ou de acomodação.
De acordo com essa metáfora utilizada por Marshall Sahlins, podemos entender que os povos colonizados não tiveram uma