Antropologia
Curso: Ciência da Computação
RESENHA CRÍTICA
O documentário refere se a historia do Brasil, fruto do árduo trabalho de Boris Fausto, que retrata de forma sucinta a evolução desse país, desde a chegada de seus imigrantes, relatando os aspectos gerais dos grupos indígenas, destacando se os tupinambás, mas colocando em evidencia a extração do pau brasil que era a principal fonte de riqueza dos primeiros anos de colonização.
Ainda sobre o período colonial, temos a importância que o autor atribui as resistências indígenas, a preocupação dos jesuítas por esta população conseguindo de forma temporaria o fim da escravidão destes, e também a presença dos quilombos talvez a forma mais evidente de resistência dos negros neste processo.
O autor divide o período do Brasil em três importantes fases, Primeiro reinado (1822-1831), a regência (1831-1840) e o segundo reinado (1840-1889). No primeiro, o Brasil se endividou com o pagamento a Portugal devido a independência.
Após estes acontecimentos inicia o segundo reinado na pessoa de D. Pedro II, onde não possuía tanto apoio, fator importante no governo dele, foi a guerra do Paraguai, onde Brasil, Argentina e Uruguai formam uma tríplice aliança.
A terceira divisão periódica realizada pelo autor, se divide em outras 5 seções destaca se na primeira república, a disputa pelo poder de vários grupos, mais incisivamente os militares e claro juntamente a guerra dos Canudos.
O governo de Joao Goulart foi marcado pela Marcha da família com Deus pela liberdade e muitas greves deflagradas, além disso, os militares destituem ele assim criando o golpe militar.
OS partidos políticos como PT, PMDB, PDT, iniciaram mobilizações promovendo as “diretas já”, houve eleições indiretas frustrando os movimentos e Tancredo Neves é indicado mas por causa de uma doença morre e assim assume em seu lugar José Sarney. Mas seu governo foi marcado pelo estabelecimento de eleições diretas, o voto dos analfabetos, e a