Caso Concreto 3 Hist Ria Do Direito
Título: Ouro, conjuração e ideias emancipatórias: o contexto do período pré-independência
Descrição
Vimos em nosso Livro Didático que dois traços fundamentais que caracterizaram a sociedade brasileira colonial foram o fato de a mesma ser rural e patriarcal. A primeira característica está relacionada às baixas densidades populacionais e um espaço onde predominam a paisagem e a atividade agrícola. No que se refere ao segundo, trata-se de um tipo de "ideologia" reinante na época na qual o homem é considerado a maior autoridade no seio da família, devendo as mulheres se subordinarem a estes, prestandolhes obediência.
Pesquise na internet atualmente no Brasil, qual o percentual populacional que vive nos centros urbanos e qual o percentual que vive nas áreas rurais. Após, pesquise para saber se homens e mulheres com igual nível de escolaridade recebem, em média, salários iguais.
Como se sabe, no decorrer da história algumas características permanecem (aquilo que denominamos como permanências) e outras vão sendo superadas (o que denominamos como rupturas). Nesse sentido, pergunta-se:
a) Há permanência ou ruptura no que se refere à ocupação do espaço rural/urbano no
Brasil?
Resposta: Houve uma ruptura. Pois na atualidade a população urbana é bem maior do que a rural. Tudo isso se deu aos êxodos rurais ao longo da história, onde as pessoas migravam das áreas rurais para os centros urbanos em busca de condições melhores de vida.
b) Há permanência ou ruptura no que se refere à característica colonial de tratamento desigual entre homens e mulheres?
Resposta: Apesar da crescente aparição da mulher como independente, tanto no âmbito familiar quanto no trabalho, ainda há aquela ideia "patriarcal", onde o homem era o chefe da família e tinha como dever, trabalhar para sustentá - la Financeira e Moralmente. Por tanto a permanência é Parcial.
Observação: justifique sua resposta com base nas investigações realizadas.