ANTROPOLOGIA
BARBARA SUELEN LIMA DOS SANTOS
ANTROPOLOGIA CULTURAL
Manaus
2015
Antropologia Cultural
A palavra Antropologia deriva do grego anthropos(homem/pessoa) e (logos –razão /pensamento). A Antropologia analisa as características biológicas, culturais e sócias dos seres humanos. Mas todo o estudo irar girar em torno da antropologia Cultural que é o estudo do comportamento do ser humano, das crenças religiosas a dos sistemas simbólicos.
Antropologia Cultural e definida como uma possibilidade de compreendermos quem somos por intermédio da observação atenta do comportamento do outro. O outro deixa de ser visto como um indivíduo ameaçador /estapafúrdio que não tem nada para acrescentar, ou seja, o “alien”. Esse olhar diferenciado possibilita uma mudança muito relevante, posto que o outro passa a ser visto como alguém que possui hábitos, costumes e valores diferentes que os nossos e justamente por este motivo pode ensinar muitas coisa para nós, assim sendo, o outro é o “Alter “(diferente) e não o “alien” (estranho).
A Antropologia Cultural analisa a essência humana e o que determinados grupos sócias criam historicamente. Entendemos que o homem é onto-societario, ou seja, ele é ser social, portanto, ele aprende sempre com outros indivíduos. Assim, o ser humano ao utilizar suas inúmeras habilidades e competências perscruta a sua realidade e tenta explicar a mesma.
Há alguns séculos atrás essa dificuldade de definir cultura já existia e intelectuais na Alemanha no século XVIII tentaram definir o que seria esse conceito. Há uma explicação para isso :Alemanha, neste momento, era uma nação dividida em várias unidade políticas. Discutir cultura era relevante, porque poderia corroborar para criação de um sentimento de identidade entre os alemães na ausência de uma unidade política. Assim, os alemães poderiam