Antropologia
Julgue as opções a seguir sobre a metáfora do caleidoscópio segundo a visão de Lévi-Strauss:
I. A existência de um certo número de materiais culturais sempreidênticos, que, como as cartas ou os elementos do caleidoscópio,podem ser qualificados de invariantes.
II. Não são comparáveis à aplicação de leis gramaticais, o próprio desenrolar dos movimentos do caleidoscópio que não para de girar, com alguém que observa esse processo - o etnólogo– dirigindo, no caso do autor de Tristes Trópicos (o antropólogoLévi-Strauss), sobre o que percebe, um olhar que convém qualificar de estético.
III. As diferentes estruturações possíveis destes materiais (isto é, as maneiras com as quais se organizam entre si quando passamos de uma cultura para outra, ou de uma época outra) que não estão em número ilimitado, pois são comandadas pelo que Lévi-Strauss chama de “leis universais que regem as atividades inconscientes do espírito".
IV. Comparáveis à aplicação de leis gramaticais, o próprio desenrolar dos movimentos do caleidoscópio que não para de girar, com alguém que observa esse processo - o etnólogo– dirigindo, no caso do autor de Tristes Trópicos (o antropólogoLévi-Strauss), sobre o que percebe, um olhar que convém qualificar de estético.
A alternativa correta é:
a.
II
b.
I e II
c.
III e IV
d.
I, III e IV
e.
I e III
A consciência histórica da noção de progresso dos povos modernos ocidentais não produz todas as verdades para o planeta.
Tomando como pressuposto a afirmativa acima, julgue as opções abaixo:
I. Lévi-Strauss trabalhava com a noção de primitivismo.
II. Lévi-Strauss trabalhava com a noção de que a mitologia estava relacionada à noção de primitivismo.
III. Lévi-Strauss considerava que a vivência indígena era produtora de realidades primitivas.
IV. Lévi-Strauss questionava a noção de