Antropologia
Trabalho de Cultura e Personalidade apresentado ao Curso de Psicologia, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
Profº João Baptista Penna
CURITIBA
2013
Caracterizar o perfil de comportamento nas suas influências gerais (inconscientes) e específicas (conscientes) da personalidade básica a partir dos padrões culturais enfocados (cultura ocidental atual).
No Brasil, há uma forte influência por parte da mídia (influência geral) em relação aos jovens, esta dita tendências, comportamentos e até mesmo a preferência pela marca A ou marca B. O jovem apesar de influenciado pela mídia tem suas preferências pessoais (influência específica), ele pode ser influenciado pela mídia e optar pela marca A, mas o que irá definir qual modelo, cor, tamanho entre outras variáveis, serão suas experiências individuais, hábitos, temperamento e atitudes vivenciadas de maneira mais consciente.
Como ocorre a formação da personalidade a partir das organizações centrais (tipos psicológicos) e superficiais (conteúdos culturais).
A personalidade típica de alguns adolescentes de hoje em dia se constrói através de uma organização central megalomaníaca. São conhecidos pelo que tem e não pelo que são (organizações centrais – megalomaníaco). E adotam alguns comportamentos, como postar nas redes sociais o fazem e o que possuem, e também postam o que não tem, somente por status (organização superficial).
Influência dos diferentes tipos de ambientes na formação da personalidade a partir de uma determinada configuração cultural.
O clima instável (ambiente natural) de Curitiba faz com que as pessoas se acostumem com a ideia de precisarem levar consigo guarda-chuva, casaco e óculos escuros (configuração cultural). O mesmo clima, quando chuvoso, gera uma noção de direção de veículos inadaqueada, generalizada pelos habitantes de Curitiba na frase “Curitibanos esquecem do que sabem no volante quando chove” (ambiente formal) de tal maneira, que