antropologia
CURSO: NUTRIÇÃO 4° PERÍODO
DISCENTES: ANTÔNIA TAVARES DE LIMA ADRIANA SOARES DA SILVA CLEICIANE NEVES PEREIRA DA SILVA DEIDIANE PIRES DE CARVALHO EGLIANE SILVA DOS SANTOS; JELCILENE DO NASCIMENTO COSTA KATHLEEN BEATRIZ NUNES DE ALENCAR ROSANGELA GONZAGA TEIXEIRA VANESSA ALVES GONÇALVES
DA NATUREZA DA CULTURA OU DA NATUREZA À CULTURA
Porto Velho, RO – Março de 2014.
INTRODUÇÃO
Há quatro séculos antes de cristo, segundo Confúcio afirmava que ‘’ a natureza dos homens é a mesma, são seus hábitos que os mantém separados’’. Portanto o comportamento dos homens é a cultura, citado por ele como ‘’hábitos’’.
Nota-se que os costumes adotados por povos distintos sempre foi motivo de inquietação e estudo, o que muda é a evolução no modo de tentar lidar com o assunto.
DESENVOLVIMENTO DO CONCEITO DE CULTURA
A primeira definição de cultura que foi formulada do ponto de vista antropológico pertence a Edward Tylor. Tylor procurou demonstrar que cultura pode ser objeto de um estudo sistemático, pois se trata de um fenômeno natural que possui causar e regularidades permitindo um estudo objetivo de uma analise capaz de proporcionar a formulação de leis sobre o processo cultural e a evolução.
A principal reação ao evolucionismo, então denominado método comparativo, inicia-se com Franz Boas (1858 – 1949) ele atribui a antropologia a execução de duas tarefas: A) A reconstrução da história de povos ou regiões particulares; B) A comparação da vida social de diferentes povos, cujo desenvolvimento seque as mesmas leis. Ele procurava leis de evolução das culturas e leis de funcionamento das sociedades através de métodos