antropologia
Questão 1
O filme Crash no Limite mostra o preconceito claramente e provoca reações diversas e intrigantes, realistas do mundo globalizado. A classe média tem preconceito contra os negros associando-os ao crime por serem mais pobres. Os negros reagem ao preconceito muitas vezes com revolta e com o próprio crime. O casal abordado pela policia mostra a figura do negro que sobe de renda e se iguala ao branco muitas vezes assimilando suas culturas e esquecendo suas origens. O policial que aborda o casal demonstra a relaçao entre o preconceito e a ética individual, já o oficial que discorda do modo como seu companheiro trata os negros mostra como uma situação pode alterar a ética individual, matando em legítima defesa o negro em que deu carona e livrando-se do corpo ao invéz de assumir o crime, posicionando-se moralmente condenável e discordando das atitudes corretas. O filme mostra também a inocência de uma criança a prepotência de um policial americano revoltado com o serviço social, a venda de seres humanos que sensibiliza o assaltante e um comerciante que tem seu estabelecimento destruído por um atentado apenas por ser oriental.
O filme ocorre em torno de uma grande generalização em que cada personagem pertence a grupos diferentes como negros, brancos, asiáticos e Latino Americanos divergindo entre si.
Questão 2 O etnocentrismo é uma visão do mundo onde o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo e todos os outros são pensados e sentidos através dos nossos valores e nossas definições. Já o relativismo é um método de se observar sistemas culturais sem privilegiar os fatores de um só ponto de vista.
Questão 3
O choque cultural é uma sensação de estranheza em relação a uma cultura diferente da nossa. Pode ser visto durante todo o filme Crash no Limite principalmente quando se apresenta vários grupos étnicos como asiáticos, negros, latino americanos e brancos. O filme mostra que o preconceito e a discriminação não são somente de uma