arquitetura e urbanismo
Gabriela Cristine TelekenProfessora Renata Oliveira Serpa Gonçalves
Materia: Estudos Sociais e Econômicos
Cuiabá-MT
01-07-2014
Introdução
As cidades jardim visa deixar um ambiente mais bonito, com belas casas, cada uma com sua horta e seu jardim, limitando uma quantidade de pessoa e também fornece uma vida saudável para os moradores. E as cidades sustentáveis são bem planejadas e administradas e cuida mais do conforto e a qualidade de vida da população, respeitando e cuidando do meio ambiente.
Cidade Jardim
Cidades jardim são compostas pelas zonas rural e urbana, anexadas uma a outra compondo uma harmonia entre elas. Essas oferecem recursos industriais e agrícolas, contando que as casas devem ter sua própria horta e seu próprio jardim. A cidade é limitada pelos cinturões verdes, que controlam a escala humana. Essa denominação cidade jardim além de fornecer uma vida de qualidade e um ambiente saudável, foi experimental em ambientes urbanos.
O termo Garden-city foi criado tanto pela habitação de classes media ou alta, quanto para cidades planejadas. Essas são famosas pelo mundo por suas ruas arborizadas e suas casas super desenvolvidas.
Essa teoria foi criada por Ebenezer Howard na publicação do livro Garden Cities of To-morrow (Cidades Jardins do amanhã) experiências britânicas do início do século XX. Este conceito de urbanização planeja as formas, as funções, os meios financeiros e administrativos de uma cidade ideal, sadia e bela.
Outras características das cidades jardim:
- são divididas em seis setores a partir das rodovias radias que saem do parque central;
- as escolas e as igrejas são anexadas ao parque.
Cidade sustentável
As cidades sustentáveis respeitam e preservam o meio ambiente. Elas adotam uma série de práticas que melhoram a qualidade de vida da população, o desenvolvimento econômico e a preservação do meio ambiente. Geralmente são muito bem planejadas e administradas; praticam ações para