Antropologia
No ambiente escolar é comum o professor iniciar o estudo de uma nova disciplina dando-lhe o conceito, mas talvez nem seja a melhor forma de se começar um estudo.
Um conceito será sempre aproximativo. Além disso, toda definição é limitada e sempre deixa algo de fora, ficando sempre alguma explicação a ser dada; toda definição é uma tentativa de "por um fim" na discussão, mas a filosofia está sempre iniciando uma nova discussão, portanto não lhe cabe uma definição.
Muito se fala sobre filosofia, entretanto nem tudo corresponde à verdade.
FILOSOFIA DE VIDA: Isso que é chamado de Filosofia de Vida não é filosofia. Essa expressão é utilizada para designar um determinado jeito de viver, um estilo de vida, uma concepção de mundo e de vida. Ao que se chama "filosofia de vida" é, numa linguagem acadêmica, a "Cosmovisão": uma forma específica de conceber o mundo, a vida e o viver.
PENSAMENTOS, FRASES, PROVÉRBIOS: O que entendemos, popularmente, com isso, não é filosofia. Tudo isso é usado para produzir um efeito especial, mas não se constitui filosofia. Mesmo que a frase tenha sido retirada de um texto filosófico ou tenha sido escrita por um filósofo.
A partir da frase, do provérbio ou do pensamento podemos fazer filosofia; fazer uma discussão/análise filosófica. Mas isso não faz da frase ou do pensamento, filosofia.
A análise pode ser filosófica, mas o provérbio continua sendo apenas um provérbio, bonito, iluminador... mas um provérbio! Portanto não importa a interpretação que se faça da frase, do pensamento ou do provérbio, eles continuam não sendo filosofia.
OUTROS EQUÍVOCOS: Também estão equivocadas as opiniões estereotipadas que apresentam visões distorcidas ou irônicas sobre a filosofia. Existem algumas afirmações que já são tradicionais e, conseqüentemente, tradicionalmente equivocadas: afirma-se que a filosofia é "difícil ou complicada"; que é "coisa de doido"; que é "coisa de intelectual"
Filosofia é "Difícil" ou "Complicada".