Antropologia
DISCIPLINA: ANTROPOLOGIA CULTURAL
PROFESSOR: GEORGE PAULINO
RESENHA DO TEXTO CULTURA E SEUS SIGNIFICADOS (CULTURA E SOCIEDADE)
Aluno: Antonio Marcos Braga de Oliveira
Matrícula: 358833
Outubro de 2014
Fortaleza – CE
OS MÚLTIPLOS SENTIDOS DA CULTURA
O texto traz num primeiro momento um fato acontecido na década de 1950, quando o antropólogo americano Alfred Kroeber compilou mais de 250 variações de definições para cultura, que para a época eram muitas. Hoje já existem milhares. Fala também que esse assunto não se restringe à antropólogos e filósofos, pois está na boca do povo. Em seguida, afirma que para o tema adquirir sentido, pode-se dividir em seis ou sete categorias que são: cultura como sinônimo de erudição, por formação intelectual e comportamental, arte e suas manifestações, costumes e hábitos, identidade, padrão e cultura como um todo.
Na primeira categoria cultura é entendida como sinônimo de erudição, ou seja, tinha cultura quem detinha o conhecimento e demonstrava refino social. Esta é a acepção original da palavra cultura da forma como foi concebida pelos romanos. Em seguida o autor fala de uma variação dessa acepção, que vem da tradição da filosofia idealista alemã, em que a cultura do indivíduo era determinada pela sua formação intelectual e comportamental.
Um segunda categoria diz que cultura seria as manifestações e a produção artística de um povo, essa acepção está relacionada às afirmações de que teatro é cultura, música é cultura e etc. Sendo essa uma acepção do interesse da Antropologia, seja como folclore, tradição, ritos culturais ou cultura material.
Outra categoria entende cultura como costumes e hábitos que identificam o modo de viver de um povo, ou seja, seria o todo comportamental, incluindo o intelectual e o emocional. Essa acepção também interessa à concepção de cultura da Antropologia.
Outra acepção diz respeito a cultura como identidade de um povo, que é formada a partir dos