antropologia
A visão de patrimônio do período renascentista apresentava uma crítica aos valores: a) do Teocentrismo b) do Antropocentrismo c) do Iluminismo d) da Antiguidade Grega e) da Antiguidade Romana
0,2 pontos
PERGUNTA 3
A palavra patrimônio é de origem latina: patrimonium. O termo patrimonium era definido pelos antigos romanos, há milênios, como: “direito à herança”.
O termo patrimônio na cultura romana da antiguidade estava ligado: a) À Noção de patriarcado. b) À Noção de sociedade. c) À Noção de bem teocêntrico. d)À Noção religiosa. e) À Noção de culto aos santos católicos.
0,2 pontos
PERGUNTA 4
Com a ampliação da noção de cultura - que contou com a contribuição de áreas como a História, Antropologia e Sociologia, que se colocaram contra as concepções racistas resultantes de movimentos totalitários, como o nazismo e fascismo - surgiram debates que objetivaram repensar o conceito de patrimônio. Foi nesse contexto que surgiu a UNESCO.
Com base na afirmativa acima, assinale o período histórico em que ocorreu o surgimento da UNESCO e a ampliação da noção de cultura que objetivaram repensar a noção de patrimônio: a) Primeira Guerra Mundial b) Pós-Segunda Guerra Mundial c) Revolução Francesa d) Revolução Industrial e) Revolução Russa
0,2 pontos
PERGUNTA 5
O decreto 3.551/2000, no Brasil, atende às especificações da UNESCO, que define o Patrimônio Cultural Imaterial.
Sobre o Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro, analise as opções a seguir:
I. O patrimônio cultural imaterial faz referência aos conhecimentos e modos de fazer relacionados ao cotidiano das comunidades no Brasil.