ANTROPOLOGIA
A ABRANGÊNCIA DA ANTROPOLOGIA
MANAUS/AM
2014
ANGÉLICA LUCIANA B. VASCONCELOS
A ABRANGÊNCIA DA ANTROPOLOGIA
MANAUS/AM
2014
INTRODUÇÃO
Este texto vai abordar acerca da Antropologia, ou seja, vai tratar sobre o estudo do homem ou lógica do homem, definindo de formas diferentes a Antropologia, uma como ciência e a outra no campo da Filosofia.
Perceberemos nesse breve processo de observação, o modo que se caracteriza a Antropologia e as demais ciências que servem para contribuir no processo de entendimento da evolução humana e para compreender o homem como ser da natureza e da cultura.
A ABRANGÊNCIA DA ANTROPOLOGIA
O texto inicia-se com a explicação etimológica de “antropologia” - estudo do homem ou lógica do homem - as duas formas de tradução dão idéias diferentes do estudo, uma ligada ao lado das ciências humanas e outra que remete ao lado mais filosófico do estudo, porém, a antropologia não surgiu junto aos grandes filósofos gregos, surgiria séculos depois, os gregos não estudaram os outros povos aos quais chamavam de bárbaros por se julgarem superiores, na antropologia é necessário que se tenha um olhar sobre todo e qualquer povo respeitando suas peculiaridades. Isto obriga que o estudioso se afaste de sua própria cultura para poder observar as demais. Superar seus preconceitos e sua própria cultura são grandes dificuldades a serem enfrentadas no processo antropológico. Logo, a antropologia nasce do campo filosófico, em seguida, com a chegada da teoria da evolução, passa a ser uma ciência com maior integração principalmente ao campo biológico.
A antropologia como ciência vem a tomar o homem em sua totalidade como objeto de estudo. Diferente dos braços de estudo das humanidades que se dedicam a alguma parte em especifico. Sociologia trata do estudo da sociedade, do homem enquanto