Antropologia
ANTROPOLOGIA: A DOUTRINA DO HOMEM Professor Rogério Rocha
1. CRIAÇÃO X EVOLUÇÃO
Há duas explicações básicas sobre a origem do homem:
Criacionismo: diz que o homem foi criado diretamente por Deus e, do primeiro casal, foi gerada toda a raça humana.
Evolucionismo: diz que o homem evoluiu dos símios, numa longa cadeia de organismos que se tornam cada vez mais complexos.
O EVOLUCIONISMO
Evolução é o processo no qual o homem descende de organismos inferiores mediante uma série de mudanças realizadas por processos naturais e aperfeiçoamento inerente controlado pela própria natureza. A evolução subentende que não há propósito na natureza pois o acaso comanda é o guia nas mudanças. A natureza segue o princípio de seleção natural, onde sobrevivem os espécimes mais aptos; a natureza obriga estes espécimes a evoluir para resguardar a própria sobrevivência. O primeiro organismo vivo foi monocelular e daí passou-se para organismos cada vez mais complexos, chegando aos símios antropóides e destes ao homem.
Mineral Vegetal Animal Homem
Força do evolucionismo:
Retirando-se a explicação da criação é a única que se sustenta.
Baseia-se em: semelhanças biológicas entre o homem e os símios; fósseis antigos: homem de Neanderthal, homem de cro-magnon, etc.; mutações observadas dentro das espécies visando adaptações para sobrevivência.
Problemas do evolucionismo:
É cientificamente uma “teoria” (proposta de explicação sem provas conclusivas).
Não há provas das passagens: do inorgânico para o orgânico: não se conseguiu criar vida, apesar de toda ciência; não há nenhuma prova da passagem de uma espécie para outra (faltam os “elos” perdidos; as mutações observadas são dentro das espécies); do irracional para o racional: por quê? há também grandes diferenças biológicas entre os homens e os símios; os símios não