antropologia
Lévi-Strauss diz que ao falar sobre as contribuições das raças humanas para o desenvolvimento da civilização mundial, não podemos sermos preconceituosos, ou seja, racistas.
Strauss alega que é inútil comparar a superioridade ou inferioridade intelectual das raças.
A Antropologia contemporânea não estuda mais as diferenças das raças através do aspecto biológico.
Número de culturas hoje é bem maior que o número de raças.
Raça & Cultura
Diversidade das Culturas
Para se compreender a existência das diversidades das culturas humanas é preciso fazer um inventário, dos diversos aspectos dos alicerces das sociedades, como os aspectos sociais, culturais, políticos, religiosos e econômicos.
As culturas não se diferenciam entre si do mesmo modo nem no mesmo plano. Visto que as sociedades estão justapostas no espaço, umas mais próximas, outras mais afastadas.
A língua das culturas é um dos aspectos importantes a ser estudada.
Só podemos estudar as diversidades das culturas no presente. Porque o estudo das diversidades culturais do passado é mais limitado.
A diversidade cultural está no domínio das civilizações e nas diferenças atribuídas quanto as instituições sociais, a arte, a vestimenta, a alimentação, os costumes, a religião, etc. A valorização da cultura de cada povo, nação, tribo ou raça se desenvolve com a atribuição da importância extrema que cada um tem de sua cultura.
As sociedades humanas nunca se encontram isoladas. Quando parecem estar separadas uma das outras, mesmo assim, podem estar em grupos ou tribos.
A noção da diversidade das culturas humanas não deve ser concebida de maneira estática. Porque as culturas se evoluem ao longo do tempo.
Diversidade das Culturas O Etnocentrismo
Foram rara as vezes que a diversidade das culturas surgiu como fenômeno natural, sem causar certos estranhamentos nas relações diretas ou indiretas entre as sociedades.
A maneira de repudiar pura e simplesmente as