antropologia
Surgiu á preocupação em estudar a saúde do homem, seus relacionamentos sócio – culturais, sua maneira de lidar com o mundo e consigo próprio, com sua psique e comportamento com seu meio. Na busca de uma analise sobre a origem do homem, sua forma humana e suas reações diante das doenças, os estudiosos sobre o tema saúde / doença utilizaram – se da interdisciplinaridade entre as teorias produzidas nas Universidades, as pesquisas de campo, visitando famílias em domicílios, considerando suas experiências oriundas da convivência hospitalar.
Este estudo da saúde publica coletiva separou e destacou pessoa, o corpo e a doença. Ao contrario da opinião fechada das ciências sociais na década de 70, a antropologia social, é bem vinda hoje, no campo das ciências médicas em prol da construção de soluções para sanar as demandas da saúde publica.
Pensando em um caminho melhor para os problemas da saúde coletiva, a antropologia conta com diversas ciências, como: filosofia, sociologia, psicologia e historia. Neste leque de orientações teórico – metodológicos nasce o cuidado com o ser humano.
1 – a antropologia da saúde tem como objetivos: A cultura, o social, o discurso relativo á promoção, prevenção da saúde e á prestação de cuidados; e por fim, toda essa transmissão e contribuição que a Antropologia Médica, nas suas correntes, filosófica e cultural, oferece á Saúde Pública.
Competências da antropologia da saúde
Antropologia e Saúde por Maria Inês de Freitas Custódio*
Da década de 90 até a atualidade surgiu uma nova preocupação na Academia em estudar a saúde considerando o homem, seus relacionamentos sócio-culturais, sua maneira de lidar com o mundo e consigo próprio, com sua psiquê e comportamento em seu meio.Na busca de uma