Antropologia
ANTHROPOS = homem
LOGOS = estudo, razao, lógica.
“Lógica do homem”; “estudo do homem”.
Surgimento: surge no momento em que a sociedade, européia, passa a duvidar de si mesma e começa a olhar o Outro como um possível igual a si mesma.
É no momento em que a sociedade deixa de se ver como a única detendora de cultura, de civilização e começa a perceber outras culturas com valores próprios.
Superaçao de preconceitos, sua própria cultura para poder entender e vivenciar a cultura do outro.
Ciência
O ser humano é o objeto de estudo, no sentido de homem e mulher, de coletividade, mas também de espécie da natureza e de ser de cultura e razão.
Espécie da natureza: ser biológico, localizado na ordem dos primatas e espécie Homo sapiens;
Ser de Cultura: portador de inteligência capaz de encarar o mundo através de convenções simbólicas, sistematizadas e transmitidas de geração para geração.
Cultura: é tudo aquilo que o homem faz consciente e inconsciente, além daquilo que a natureza biológica o permite fazer.
Fazer significa produzir, desejar, relacionar-se com os outros.
Embora o homem pense e faça as coisas como ser individual, tem seu pensamento e seu comportamento condicionados por sua existência numa coletividade.
Antropologia Biológica
A evolução humana teria se realizado por processos idênticos aos dos demais animais. Entretanto, o homem se tornou um animal especial por ter adquirido aquilo que de modo geral se chama cultura. Capacidade de comunicação por um sofisticado sistema linguístico, fabricação e utilização de ferramentas, a proibição do incesto
Arqueologia
A idéia e reconstruir o passado por meio das evidências concrretas que podem ser desenterradas.
O termo raça, como conceito é um mal-entendido, embora continue a ser usado por inércia intelectual, pois serve tão somente para identificar traços fenotípicos, genéricos de determinadas populações, ou, por ideologia, para identificar minorias