antropologia
Manifestações das práticas corporais / esportivas na cidade
INTRODUÇAÕ
O grupo entende que , pelo fato de não ter a vivencia do futebol Americano , temos uma oportunidade de transformar algo que é estranho em familiar.
O futebol Americano é visto pela maioria como uma pratica violenta , nosso intuito é buscar o entendimento do esporte mudando essa visão equivocada.
Pelo fato de não ser difundido , o futebol Americano nos apresenta algumas dificuldades .ex; deslocamento até o local da pratica para observar o treino que foi no dia 28/10, data de eleições municipais que acabou reduzindo o número de atletas participantes. O futebol Americano é um jogo de conquista gradual de território , em que um time tenta avançar em uma serie de jogadas de curta duração até chegar a zona de pontuação . as dimensões oficiais são : 100 jardas (91,44 m) de cumprimento , por 160 pés (48,77 m) de largura, com base em nossa observação , a pratica é realizada em um espaço adaptado com um gramado e algumas árvores dispostas no ambiente, isso ocorre pela dificuldade de ter um local especifico para a prática e até mesmo em dividir o espaço com outra modalidade .
O Futebol Americano é altamente técnico e com força equivalente entre os atletas.
Eles dispõe de equipamentos para a segurança dos praticantes , como capacete ,sholdek (espécie de armadura) chuteira meias , protetor bucal , coquilha,protetor de coxa e joelho.
Percebemos que no Futebol Americano, há um trabalho de sociabilizaçaõ significativo ,cada atleta independente do seu biótipo tem uma função estratégica no processo de jogo, como já enfatizamos o esporte é altamente técnico , não é permitido o uso da violência colocando em risco a integridade física do adversário , uma equipe é composta por 11 jogadores na defesa e a mesma quantidade no ataque, em virtude da eleição , que coincidiu com o dia da visita ao treino, havia somente 09 jogadores e os 2 técnicos.
Nas jogadas de ataque