Antropologia
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E JURÍDICAS - CEJURPS
CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS
DISCIPLINA – INTRODUÇÃO AS CIÊNCIAS SOCIAIS
PROFESSOR – PAULO MELO
ALUNO – MILENA TARDEN LOPES DA SILVA
O que é Antropologia, quando surgiu e quais suas principais correntes?
A Antropologia é definida como a ciência da alteridade, pressupondo de que todo homem numa sociedade interage e interdepende das outras pessoas. É a capacidade de se colocar no lugar do outro, principalmente os que são diferentes e pertencem a outros povos.
Teve origem a partir do contato de viajantes europeus com os povos dos outros continentes, relatando os diferentes costumes e relações destes povos. Entretanto, a antropologia foi alem de relatos de viagens e tornou-se uma ciência social, juntamente a sociologia, diferenciando-se apenas os povos que estudavam, a sociologia tendo como objeto a sociedade europeia e a antropologia os povos africanos, americanos e asiáticos.
Quando pensamos sobre a essência da antropologia, nos vem a mente um conceito mais contemporâneo que prega a tolerância, a preservação e o respeito entre as culturas. Porém, o seu surgimento se deu num contexto de expansão capitalista e imperialista europeu. Talvez, a antropologia não teria passado de mera curiosidade de conhecer o outro não fossem os interesses capitalistas nos povos colonizados.
Suas principais correntes são o evolucionismo, o funcionalismo e o estruturalismo. No evolucionismo, os antropólogos aplicavam os princípios da teoria de Darwin as sociedades humanas, afirmando que a humanidade era composta de diferentes espécies em diferentes etapas de desenvolvimento evolutivo e a Europa era vista como o apogeu da evolução. O funcionalismo sucede o evolucionismo deixando de lado o eurocentrismo e o etnocentrismo e usando o conceito de função como resposta de uma cultura as necessidades básicas do homem, cada sociedade é tratada de forma isolada constituída de partes