antropologia
Estas células diferenciadas podem atuar isoladamente - como os gametas e as células sexuais dos organismos mais pequenos, como as bactérias. Ou podem agrupar-se em tecidos diferenciados, como o tecido ósseo e o muscular. Apesar de diferenciadas, as células mantêm o mesmo código genético da primeira célula (zigoto). A diferença está na ativação e inibição de grupos específicos de genes que determinarão a função de cada célula.
Esta especialização acarreta não só alterações da função, mas também da estrutura das células.
Este "agrupamento" foi realizado ao longo do processo evolutivo. A seguir, os metazoários "agruparam" diversos tecidos para formar órgãos diferenciados como o estômago, os órgãos sexuais, etc. Estes, por sua vez, podem estar agrupados em aparelhos ou sistemas que, em conjunto, realizam determinada função vital, como é o caso do sistema digestivo.
O processo inverso também pode ocorrer. Células já especializadas, por algum motivo, podem perder a sua função, assumindo um estado de crescimento exagerado. Esse processo é denominado desdiferenciação e é o que ocasiona o surgimento de neoplasias.
Células Indiferenciadas
Célula indiferenciada a uma célula que ainda não tem definida uma função no embrião ou no futuro organismo. As funções que as células podem realizar são determinadas durante o processo de diferenciação. Também pode ser uma célula que não adquiriu características de célula especializada, sendo que estas já tem um destino a se tornar determinado tecido.
Ou seja, são células jovens que não tem uma função determinada.
No nosso sangue temos plaquetas, globulos brancos, globulos vermelhos.
Plaquetas - responsável pela coagulação do sangue;
Globulos brancos - Também conhecidos como leucócitos, celulas de defesa do corpo;
Globulos Vermelhos - são as hemacias, que leva e traz oxigênio.
A célular imatura(indiferenciada) é liberado pela medula sem ter um funcção determinada, então acaba causando alguns