Corrente Elétrica
Corrente Elétrica
1. Introdução
A Eletrodinâmica é o estudo das correntes elétricas, suas causas e os efeitos que produzem no "caminho" por onde passam os portadores de carga elétrica livres. As correntes elétricas têm papel fundamental no mundo moderno, estando presentes nos sistemas de iluminação residenciais e urbanos, nos eletrodomésticos em geral, na indústria, nos computadores, nos aparelhos de comunicação, nos veículos automotores etc.
2. Corrente elétrica
Corrente elétrica é o movimento ordenado, isto é, com direção e sentido preferenciais, de portadores de carga elétrica. A corrente elétrica é causada por uma diferença de potencial elétrico (ddp) ou tensão elétrica. A explicação para o aparecimento da corrente elétrica também pode ser dada com base no conceito de campo elétrico
Existem três tipos de condutores:
• os metais e a grafita, em que os portadores móveis de carga elétrica são os elétrons livres;
• as soluções eletrolíticas, em que os portadores móveis são íons positivos e negativos;
• os gases ionizados, em que os portadores móveis podem ser íons positivos, íons negativos e elétrons livres.
3. Intensidade de corrente elétrica e seu sentido convencional o sentido da corrente elétrica é, por convenção, oposto ao sentido preferencial em que se movem os portadores de carga elétrica negativa. o sentido da corrente' elétrica é, por convenção, oposto ao sentido preferencial em que se movem os portadores de carga elétrica negativa. O sentido convencionado para a corrente elétrica coincide com o sentido do movimento das cargas positivas, mas opõe-se ao sentido do movimento das cargas negativas.
A intensidade média de corrente elétrica através da seção considerada é o quociente do módulo da carga elétrica que atravessa a seção pelo intervalo de tempo em que isso ocorre. Assim:
No SI, a unidade de medida da intensidade de corrente elétrica é o ampère (símbolo: A).
OBS: Alguns submúltiplos da unidade ampère costumam