Corrente Elétrica
Corrente elétrica
Introdução:
A energia está presente em inúmeros atos cotidianos. Completa-se um circuito elétrico, pelo simples fato de utilizamos o carro, quando ligamos o computador, quando fazemos o jantar, vemos televisão... Em todos esses instantes, estamos a utilizar energia. Não é de estranhar, portanto, que a energia tenha tão grande importância para nós. A energia elétrica tornou-se indispensável para a sociedade, e seu uso se deve muito ao baixo custo de produção, facilidade de transporte e relativa baixa perda na conversão para outros tipos de energia, tamanha importância que quando ocorre algum imprevisto no seu abastecimento, hospitais, postos de gasolina e escolas usualmente possuem geradores próprios para compensar esta perda. Imagina estar sobrevivendo graças a aparelhos e inexplicavelmente ocorre uma falta de luz? Isso não seria nada agradável. Por fim, imagine as grandes empresas (que possuem alta produtividade diária) sofrerem um apagão, o prejuízo seria tanto que a saúde financeira de toda uma região poderia ser afetada. Em suma, a eletricidade revolucionou por completo o modo de vida humano em todos os aspectos, facilitando a busca pela qualidade de vida.
O que é corrente elétrica?
Alguns equipamentos elétricos, que chamamos de geradores de eletricidade, como as pilhas e as baterias, apresentam duas regiões que chamamos de pólos. Um pólo de maior potencial (+) e um pólo de menor potencial (-), existindo então uma diferença de potencial.
Nos condutores de eletricidade, os elétrons da última camada, elétrons livres, estão fracamente ligados ao núcleo. Desta forma, quando conectamos um fio condutor a uma bateria (gerador), os elétrons livres iniciam um movimento através do condutor - indo do pólo de menor potencial (-) para o de maior potencial (+).
Portanto, denominamos corrente elétrica esse movimento ordenado de cargas elétricas pelo condutor.
Raios são exemplos de corrente elétrica, bem como o vento solar,