corrente elétrica
Efeitos da corrente elétrica
A passagem da corrente elétrica por um condutor pode importunar diversos efeitos que variam de acordo com a natureza do condutor. Os efeitos podem ser relacionados em: Efeito térmico, efeito luminoso, efeito magnético, efeito químico e efeito fisiológico. Dependendo de alguns casos ou situações, poderá ser criticado se uma dessas situações podem ser benéficos ou não. A corrente elétrica e determinada como a razão que a quantidade de carga que atravessa certa secção transversal do condutor em certo intervalo de tempo.
° Efeito térmico: Também conhecido como efeito Joule, ela produz calor aquecendo o condutor, ou seja, quando a corrente elétrica passa por um condutor sólido transformando-a em energia térmica. Exemplos bem tradicionais dessa finalidade são: Os chuveiros elétricos, e ferro de passar roupa. Obs: Quanto maior for a vibração dos átomos maior será a temperatura dos condutores. ° Efeito Luminoso: A corrente elétrica tem a capacidade de produzir sua própria luz, basicamente ocorre o convertimento de energia elétrica em energia radiante. A forma mais simples de se obter luz por esse meio é aquecendo um filamento de tungstênio dentro de um bulbo a vácuo. Outra forma de se obter luz é por meio de dispositivos semicondutores como led’s, que ocorre a junção dos materiais semicondutores, que ao passar por uma corrente emite luz. Exemplo seriam as lâmpadas fluorescentes onde ocorre diretamente a troca da energia elétrica em energia luminosa.
° Efeito Magnético: Toda a energia ao seu redor produz um campo magnético, contudo a corrente elétrica se comporta como um imã, onde possui capacidade de exercer funções sobre o ferro. Outra situação é o um condutor percorrido por corrente elétrica, colocado em campo magnético fica sujeito a uma força. E outra situação seria um condutor fechado, colocado sobre um campo magnético, a parte de cima do condutor é atravessada por um fluxo magnético esse