antropologia
Este trabalho objetiva apresentar conceituação de antropologia, sua divisão e a aplicação da antropologia na atuação de profissional de nutrição.
Na primeira etapa fizemos leitura do texto da apostila "noções básicas para o estudo da antropologia cultural" e com base nesse texto, pretendendo enriquecê-lo e adequá-lo a questão que queríamos ressaltar "a antropologia na atuação do profissional de nutrição", saímos em busca da obtenção de dados. Considerando o tempo limite de conclusão (uma semana), foi feita pesquisa sucinta em bibliografia, livros e internet, voltada para a filosofia, antropologia e metodologia científica, nutrição e historia da alimentação. Na riqueza que o assunto abrange foi difícil delimitar limites, contudo o próprio limite temporal se encarregou a delimitá-la, tratando-se, portanto de uma síntese .
Levantamos, então seis ítens para efetivar o desenvolvimento do texto e acrescentamos figuras, acreditando que facilitaria o entendimento.
Acreditamos que nada melhor que começar pelo conhecimento do que é antropologia para apreender qual é sua aplicação prática na área de nutrição. Finalmente, é com clareza que vemos "o conhecer o homem" como importante sustentação para a aplicação métodos de alimentação em busca de saúde, tratando-se dele o detentor de resultados práticos.
Esperamos que a síntese a ser apresentada possa aclarar dúvidas e questionamentos sobre o assunto e que os profissionais da área esclareçam a real importância da antropologia.
ANTROPOLOGIA
1. O que é Antropologia?
Antropologia é a ciência que estuda o homem, ou seja, é um conjunto de conhecimento em torno do homem .
Logia significa estudo e anthropos, homem.
2. Como surgiu a Antropologia?
O nascimento da antropologia ocorreu a partir dos grandes descobrimentos realizados por navegadores e viajantes europeus e na curiosidade de conhecer povos exóticos.
A conquista dos mares, que acarretou a dominação dos outros continentes, foi