Antropologia
ANTROPOLOGIA JURÍDICA
Professora: Anelise Botelho
Apostila: I. Antropologia: Considerações preliminares. Conceito e definição Relação com outras ciências.
Antes de qualquer abordagem acerca do tema da Antropologia Jurídica, é importante entender o que vem a ser a Antropologia. O termo Antropologia tem origem na fusão dos vocábulos gregos anthropos [homem] e logía [estudo], significando, assim, o estudo do homem.
A Antropologia é a ciência que estuda o homem por inteiro, como um todo, preocupando-se com os vários aspéctos da existência humana.
Origem: Marcando o período da conquista colonial, no século XIX imigrantes europeus povoam a África, Austrália, Índia e Nova Zelândia, servindo como informantes sobre essas localidades, então o antropólogo passa a refletir sobre estes povos a partir dos dados recebidos dessa rede de informações, nascendo as primeiras obras.
Com objetivos ambiciosos os estudiosos pioneiros acreditaram estar produzindo um “corpus etnográfico da humanidade”, mudando o centro das atenções dos indígenas, no século XVIII, para o “primitivo” considerado o ancestral do civilizado, propiciando a relação entre a antropologia e o estudo do primitivo o conhecimento sobre a origem da humanidade que teria passado das formas simples de organização social e de mentalidade para as formas mais complexas que seriam as da sociedade “civilizada” (Teoria do Evolucionismo - haveria uma espécie humana idêntica, porém com o desenvolvimento técnico, econômico, social e cultural em ritmos desiguais, passando pelas mesmas etapas para alcançar o nível final que é o da civilização).
Início e fundadores: Como a ciência que conhecemos atualmente surgiu no começo do século XX, com Frans Boas nos EUA participando da 1ª grande expedição antropológica com finalidade científica, para quem Antropologia devia ser rigorosamente científica.
Frans Boas foi um homem de campo, com ele teórico e observador se reúnem, estudou tribos na