O que é sociologia
Resenha de obra
Livro O que é sociologia
Martins, Carlos Benedito
Editora Brasiliense
Primeira edição, 1982
ISBN 85-11-1-57-2
O livro se baseia na tese de que a sociologia resulta da necessidade de entendimento das situações sociais radicalmente novas, nascidas junto com a sociedade capitalista, igualmente nova.
Introdução
O autor, já na introdução da obra, situa Sociologia como um conjunto de conceitos, de técnicas e de métodos de investigação produzidos para explicar a vida social. Como uma força que, desde o surgimento, ia além de um simples questionamento sobre a sociedade contemporânea.
Carlos Benedito Martins tenta apresentar, em termos de debate, a dimensão política da sociologia, a natureza e as consequências de seu envolvimento nos confrontos entre os grupos e as classes sociais, e refletir em que medida os conceitos e as teorias produzidos pelos sociólogos contribuem para manter ou alterar as relações de poder existentes na sociedade.
O surgimento
Sendo uma forma de expressão do pensamento da época, século XVIII, passou a explorar uma área antes não explorada do conhecimento científico.
Aquele século é destacado como ponto de partida tanto para o nascer da sociologia quanto para a história do pensamento ocidental, sendo marcado por duas grandes revoluções, a industrial e a francesa. Embora a sociologia só venha a ser assim chamada por volta de 1830, no século seguinte.
O sistema feudal em declínio, a sociedade capitalista em ascensão, sem entrar em análises profundas, sabemos que a revolução industrial não se limitou à chegada de métodos produtivos aperfeiçoados, ou à máquina a vapor. Com ela veio o crescimento da indústria capitalista, que trazia, consequentemente, o empresário controlando grandes concentrações de homens classificados como meros trabalhadores. Pequenas comunidades rurais, artesãos independentes, iam desaparecendo. Cidadãos que foram integrando o crescente grupo de serviçais da indústria,